terça-feira, 10 de junho de 2008

Uma opinião de peso

A nossa colega Enoilma tem uma ótima maneira de ver.E diz isso nesse email ao nosso colega Prof. José Walber.
Em 08/06/08, Enoilma Simões Paixão escreveu:

Eu concordo, Walber, quando converso com os meus alunos sobre a importância de sabermos matemática, muitos deles não faziam idéias de que todas aquelas coisas que eu dizia para eles era matemática. Mesmos os adultos, que já estão inseridos no mercado de trabalho. Por isso nas escolas devemos explorar ao máximo a matemática da vida, trabalhando com os estudantes algo como aquele material do IMPA que Elda conseguiu para gente, acho um bom caminho. Meus alunos gostaram muito, pois puderam entender melhor para que serve a matemática e porque é importante aprendê-la. Esse ano nos primeiros dias de aula trabalhei com ele esses cartazes do IMPA, sempre que inicio um assunto novo, exploro um pouco da história, e depois apresento uma situação problema voltado para alguma coisa do cotidiano (de preferência próximo da realidade deles) e buscamos a sua solução destacando a matemática presente, em especial o assunto que iremos abordar. Eles ficam mais animados em querer aprender para não passar mais apertos no dia-a-dia.
Teve até um lance interessante quando estávamos iniciando funções. Um dos estudantes trabalha com xerox, então usei o exemplo da construção de tabelas de preços para cópias de 1 a 1000. Explicando para eles que o procedimento para calcular o valor que se paga pelas cópias passa para uma regularidade, que pode ser representado por uma sentença matemática conhecida como função, e que isso pode facilitar a vida de quem precisa construir uma tabela de preços, pois existe um programa chamado excel que a partir de uma fórmula, apresenta todos os valores sem precisar você realizar todos aquelas contas na calculadora. E ele relatou que já precisou fazer essa tabela e levou dias com a tal tarefa, pois não sabia desse programa, e mesmo se soubesse não saberia utilizado por causa da fórmula que teria que buscar para utilizá-lo. Mas ele já sabe da existência do excel, só não sabia que poderia realizar esse tipo de tarefa com o programa, e ficou de montar uma tabela dessa usando o programa e ficou de fazer uma, depois me enviará por e-mail para eu ver como ficou.
Além disso expliquei a ele como é bom conhecermos certas fórmula e sabermos utilizá-las corretamente, principalmente par termos certeza se estamos fazendo um bom negócio quando compramos algum bem financiado como uma casa, um carro, um móvel, ou um eletrodoméstico ou quando contraímos um empréstimo, destacando que muitas vezes somos lesados por pura falta de conhecimento.
E quando abordamos essas coisas o discurso é sempre o mesmo, "Nossa, professora eu não fazia idéia de que a matemática era tão importante em nossa vida..." E eu acredito que esse desconhecimento da sua importância esteja relacionado a falta de informação sobre os objetivos primordiais da matemática.
Enoilma

Nenhum comentário: