sexta-feira, 6 de junho de 2008

O que é matemática? II

Dando prosseguimento ao tema da postagem anterior voltamos a falar sobre "o que é matemática?"
O estudo das estruturas começa com os números naturais e os números inteiros.
Na "álgebra elementar" Temos as regras que governam as operações aritméticas.
Na "teoria dos números" estudamos as propriedades mais profundas dos números inteiros.
Na "álgebra abstrata" nos permite resolver as equações, mas também estuda anéis e corpos( estruturas que generalizam as propriedades dos números.
Em "álgebra linear" vamos ver o conceito de vetor, espaço vetorial e pertence aos rmos de estrutura e espaço.
Com o estudo dos espaços surge a "geometria", onde vemos primeiro a "geometria Euclidiana" a seguir "trigonometria" e depois a "geometria não-euclidiana".
Ainda no campo de "geometria" temos "geometria diferencial" que trabalha com o conceito de sistemas de coordenadas e a "geometria algébrica"onde os objetos geométricos são apresentados como conjuntos solução de equações polinomiais.
Vemos ainda "teoria dos grupos" (liga espaços e estruturas); A "topologia"(espaço e transformações e continuidade).
O "cálculo" (quantidades mensuráveis). A "função"(variação do valor de uma grandeza). Na "análise real" (números reais e suas propriedades e funções). na "análise complexa" (números complexos). Na "análise funcional" (funções definidas em espaços de dimensões infinitas, base da mecânica quântica).
As "teorias dos conjuntos", "teoria dos modelos" e "lógica matemática" vemos os fundamentos da matemática.
Temos ainda as "teoria do caos" e a "teoria dos jogos".A "estatística e probabilidade"e a "análise numérica" enfim uma infinidade de campos onde está presente a matemática.
Podemos dizer então, que a Matemática não é apenas uma obsoleta coleção de regras e métodos imutáveis no tempo e sem relação com o mundo real, mas sim uma dinâmica ciência que acompanha a vida e deve ser uma acompanhante do ser humano em todos seus momentos.
Por isso é importante que ao relacionarmos com "matemática" entendermos as idéias envolvidas e seu relacionamento entre si, e não devemos tentar decorar resultados e fórmulas sem a certeza de sabemos o porque deles.
Finalmente terminando a resposta longa podemos citar "Platão" "os números governam o mundo", pois a "matemática" é parte imprescindível na formação do homem, pois está presente desde da mais simples vida do dia a dia (como a ida a padaria ou supermercado), como também nas sofisticadas tecnologias (super computador, naves espaciais), sendo então uma necessidade essa convivência fraterna entre o homem e matemática.

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