Perguntas 2 e 3.
2- A habilidade matemática é um ganho evolutivo presente em várias espécies, mas desenvolvido ao máximo pelo cérebro humano?
3- Existe alguma relação entre habilidades matemáticas e funções e áreas cerebrais específicas?
O que já foi falado nas postagens anteriores vai ser validado agora.
Vamos procurar mostrar que as habilidades matemáticas têm uma base evolutiva comum a diferentes espécies.
Nessa base é que se sustenta a evolução cultural que trouxe a matemática ao nível de complexidade que tem hoje.
Falaremos agora de dois conceitos:
1º-"Efeito distância" é a a redução sistemática da discriminação entre números à medida que separa seus valores, é mais fácil perceber que 8 é maior que 4, do que 8 é maior que 7.
2º- "Efeito numérico" é a redução da capacidade de distinguir entre dois números que diferem em um valor constante à medida que aumenta o valor desses números, é mais díficil ver que 26 é menor que 32, do que 8 é menor que 14 apesar da diferença dos doi ser 6.
Esses dois conceitos foram percebidos em animais e crianças na primeira infância, confirmando assim a origem evolutiva de processar números, mas também mostra que os mesmos só pode ter uma pequena exatidão se os números forem de valor baixo.
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