Na postagem passada deixamos 3 perguntas a serem respondidas. Hoje começamos a responde-las.
A primeira pergunta "O conhecimento de objetos matemáticos é exclusivo da cultura e portanto limitado ao ser humano?"
Pesquisas realizadas com animais verificaram que a maioria deles necessita de uma apreciação do conceito de quantidade, mesmo que grosseira, para sua sobrevivência, como exemplo citaremos a capacidade de uma leoa de reconhecer se o grupo rival de leões é maior ou menor em número que o seu, e dessa maneira resolver se vai enfrentá-lo ou não na busca de alimentos para seu grupo.
E essa capacidade inata tem sido evidenciada em estudos com crianças na primeira infância.
Estudo nas Universidades de Harvad e Paris demonstraram que elas tem noções de quantidades de 2 ou 3 conjuntos de elementos.
Ainda mostraram também a capacidade inata delas de realizar cálculos aritméticos apesar de serem de forma mais elementar e simples depois a cultura fará o resto.
Espero que esse pequeno texto possa auxiliar nos no aproveitamento deste conhecimento inato no ser humano para melhor ensinar a matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário